Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Quantas calorias gastamos na corrida? Aprenda a calcular

Quer saber qual o gasto calórico da corrida? Uma fórmula simples envolvendo velocidade do exercício e o peso corporal pode te dar essa informação!

mulher correndo gasto calórico da corrida
(Foto: Getty Images)

A estimativa do gasto calórico da corrida tornou-se comum entre os os corredores. E, de acordo com o fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, é um dos indicadores mais significativos da efetividade dos exercícios. Sua estimativa, quando feita com precisão adequada, fornece uma informação importante para a adequação da dieta, programas de perda de peso, além de quantificar a intensidade da atividade.

Turíbio explica que o princípio do cálculo do gasto calórico da corrida segue os padrões de referência da medida do consumo de oxigênio que acontece no exercício. Isso porque o dado do consumo de oxigênio representa a produção de energia, ou, em outras palavras, o gasto calórico. “Quando consumimos 1 litro de oxigênio para ‘queimar’ nossos substratos energéticos – principalmente gordura e carboidrato – produzimos cerca de 5 calorias”, explica o fisiologista.

Como calcular o gasto calórico da corrida

Para calcular o gasto calórico da corrida, existe uma fórmula simples que ajuda a chegar ao resultado usando as variáveis velocidade e peso corporal. Se preferir, use a calculadora para fazer a conta:

Gasto calórico em calorias por minuto = velocidade (em km/h) x peso (Kg) x 0,0175.

Por exemplo: um indivíduo de 78 kg, correndo à uma velocidade de 8 km/h, estará gastando: 8 x 78 x 0,0175 = 10,92 calorias por minuto. Uma corrida de 1 hora nesta velocidade terá portanto gastado 10,92 x 60 min = 637,2 calorias.

Turíbio ressalta que este cálculo é válido para a corrida no plano, uma vez que será alterado quando houver aclive ou declive em qualquer momento durante o percurso. “Para quem costuma percorrer uma certa distância em cada treino, o cálculo do tempo permite a estimativa da velocidade média desenvolvida e, assim, a consciência do gasto calórico conforme a fórmula acima”, completa o especialista.

Aproveite e veja 1o dicas para se preparar para uma prova

 

Texto: Érika Alfaro e Amanda Preto | Edição: Brenda Prestes e Leonardo Guerino | Consultoria: Turíbio Leite de Barros Neto, fisiologista e membro do conselho científico Midway Labs, empresa de nutrição esportiva que atua no segmento de suplementos alimentares

Pare de sofrer. Aprenda a lidar com a ansiedade, baixe nosso e-book totalmente gratuito.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Fisiologista revela conta simples, para ajudar a entender o gasto energético durante o exercício