Connect with us

O que você está procurando?

Esporte

Esportes de praia oferecem riscos aos olhos? Oftalmologista explica

O auxílio não restringe apenas para execução da atividade

Esportes de praia
Esportes de praia - Shutterstock

Não importa se é o tempo do verão, ou seja, os esportes de praia atraíram vários adeptos, haja visto o aumento do número de arenas no Brasil nos últimos anos. Ainda assim, a questão médica precisa ser trabalhada para que não haja nenhum imprevisto.

Conselhos para os amantes dos esportes de praia

“Acidentes com areia acabam aumentando com o verão. É muito comum nessa época chegar pessoas no pronto-atendimento com areia nos olhos. A lavagem tem que ser adequada com água corrente. A córnea é extremamente sensível e qualquer corpo estranho por menor que seja acaba machucando. Algumas situações podem levar para lesões sérias e infecções secundárias”, disse com exclusividade para o Sport Life o oftalmologista e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo Carlos Moreira.

Quem encaixa-se nesse tipo de situação é quem joga beach tennis, futevôlei, futebol e vôlei de praia, ou seja, sujeita-se a longo tempo de exposição ao sol.

“O uso de óculos escuro com filtro ultra violeta (UV) se torna extremamente recomendado. O sol por si só pode causar danos na região periorbital e, também, dentro do olho. Aumenta as chances de umas doenças da retina, como a degeneração macular, aumento da intensidade da catarata, além de desenvolver tumores de pálpebra e conjuntiva”, alerta o profissional.

Dados

Orientações com intuito de diminuírem as estatísticas relacionadas a esse assunto. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) emitiu comunicado no primeiro semestre de 2022 que o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos computados.

Mas, quando detectado em estágio inicial existe um alto percentual de chance de cura. Há a disponibilidade da Cartilha Instituto Vencer o Câncer sobre Câncer de Pele com informações sucintas sobre um dos tipos comuns dessa doença.

O “boom” dos esportes de praia não é nenhuma novidade no Brasil. Afinal, quem é o líder do nosso território é o beach tennis. A CBBT (Confederação Brasileira de Beach Tennis) divulgou que na pandemia do coronavírus aconteceu o “pulo” de 2.500 atletas cadastrados para mais de 5.000. Fato que faz com que exista a estimativa de 200 mil praticantes amadores espalhados pelo país.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo