Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Pratique escalada e aprenda a solucionar problemas

Para sair do convencional, experimente praticar escalada. Totalmente segura, a modalidade tem benefícios para todos os tipos e idades

Pratique escalada e aprenda a solucionar problemas
Foto: Shutterstock

Modalidade antes desconhecida de boa parte do público, a escalada fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que têm sua cerimônia de abertura marcada para o próximo dia 23.

A modalidade é praticada em muros construídos especificamente para a prática, que tem agarras, estruturas que imitam as pedras e funcionam como suporte para mãos e pés, ajudando o escalador a chegar ao topo. No entanto, você não precisa ser um super atleta para se aventurar na escalada. E os benefícios para corpo e mente são inúmeros. 

A prática regular do esporte ajuda a fortalecer os músculos e desenvolver a flexibilidade, além de contribuir com a capacidade de pensar estrategicamente, uma vez que para chegar ao topo do muro é necessário escolher a melhor via – nome oficial para o caminho que será feito, considerando as agarras que serão usadas. 

“A escalada esportiva ajuda no controle emocional, já que os praticantes aprendem a lidar com os problemas com distanciamento e desenvolvem uma frieza na tomada de decisão. Ela trabalha corpo e mente em conjunto”, afirma Paulo Gil, da escola 90 Graus. Não à toa, há bastante gente que chega à escalada em busca de um exercício físico porque não se encontrou em atividades tradicionais como a musculação.

“Antes de ser um esporte olímpico, a escalada esportiva é uma atividade que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente de idade”, afirma Raphael Nishimura, presidente da ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva) e vice-campeão mundial de paraclimbing em 2012. Seu primeiro contato com o esporte foi em 2007, aos 26 anos, e com a mobilidade limitada pela distonia muscular, distúrbio neurológico que provoca a contração involuntária dos músculos. 

Há quem descubra a escalada muito mais cedo ou muito mais tarde. Atualmente com 13 anos, a atleta Mariana Hanggi, que representará o Brasil no Mundial Juvenil de Escalada Esportiva, começou aos 5 anos, quando acompanhava a mãe que praticava o esporte, e não parou mais. “Me sinto motivada a me superar. Nos treinos competia comigo mesma, tentando ser melhor a cada tentativa, e fui me encantando”, conta.

Os ginásios garantem que a atividade seja realizada em um ambiente controlado e seguro. Além de pesquisar um local adequado para praticar, serão necessários uma sapatilha específica, que contribui para a precisão dos pés nas agarras, e um saquinho de carbonato de magnésio, que ajuda nas pegadas com as mãos. 

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

(+) Esportes

Quem busca driblar os 'problemas' precisa conhecer o boulder, modalidade desenvolvida por John Gill no final dos anos 1950.

(+) Esportes

Modalidade estará nas próximas Olimpíadas e especialista afirma: “Todo mundo pode fazer!”

(+) Esportes

A médica e atleta Karina Oliani sobe, pela segunda vez, ao Monte Everest

(+) Esportes

A modalidade de escalada em que cair também pode ser um grande barato já tem adeptos no Brasil. Conheça o Psicobloc, um desafio e...