Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dia Mundial do Diabetes: cardápio fit para quem tem a doença

Nutricionista explica como é a alimentação de diabéticos que praticam esporte

Dia Mundial do Diabetes
Dia Mundial do Diabetes - Shutterstock

14 de novembro é reconhecido como Dia Mundial do Diabetes, data que também é de aniversário do Frederick Banting, codescobridor da doença, e que foi idealizada pela IDF (International Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1991.

Além da conscientização global, este dia também serve para destacar a conciliação dessa enfermidade com a prática de esportes e nesse sentido a nutricionista da Academia Bio Ritmo Fúlvia Hazarabedian vai criar o cardápio do atleta diabético em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Saiba mais sobre esse menu no Dia Mundial do Diabetes

“É indicado consumir carboidratos de médio e baixo índice glicêmico aproximadamente 50 a 40 minutos antes. Esses tipos de carboidratos favorecem uma liberação de glicose e, consequentemente, de energia de maneira mais gradativa, o que evita um efeito de hipoglicemia por rebote ou hiperglicemia”, disse Fúlvia.

Dessa maneira, os principais exemplos são batata doce, aveia, cereais integrais, granola, milho e frutas. A nutricionista ainda apontou logo depois que esses carboidratos juntos com pequena porção de proteína intensificam os benefícios para o treino.

Em relação ao pós-treino, a orientação serve tanto para quem vive ou não com diabetes, ou seja, deve haver uma ingestão de fonte de proteína e uma menor porção de carboidrato para se obter eficiente reconstrução muscular em até 60 minutos.

“O que é importante ressaltar é que comumente após a atividade física existe um perda fisiológica de hipoglicemia. Por isso, é muito importante que os diabéticos insulino dependentes ou não sejam bem orientados conforme treino e intensidade”, complementou Hazarabedian.

Os vetos do cardápio do atleta diabético

Indubitavelmente, nunca pode haver o consumo de alimentos fontes de açúcar e carboidratos com elevado índice glicêmico. “Devido a digestão e respostas metabólicas independente de ser diabético ou não, é indicado evitar gorduras e sódio em excesso”, reiterou a nutricionista.

É verdade que diabético lida com dificuldade para ganhar massa muscular?

“É possível apresentar uma maior dificuldade devido à alteração na regulagem glicêmica. No entanto, glicose e insulina controladas, treino direcionado e alimentação programada garantem ótimos resultados tanto musculares quanto na manutenção de saúde e longevidade”, respondeu.

O significado do esporte no dia a dia de um diabético

“De uma forma geral, o exercício físico é importante tanto na prevenção da diabetes quanto na promoção da saúde. Dependendo do estágio, pode ter um impacto positivo na redução da glicemia e até eventualmente na melhora da doença. Porque o exercício físico de uma forma geral aumenta a entrada da glicose nas células. E por isso vamos dizer que tem um efeito, que acontece geralmente nas pessoas que não têm diabetes. E os efeitos dos remédios nas pessoas que têm diabetes e tomam. Isso pode significar melhora geral do estado do paciente. Deve ter cuidado especialmente quando um paciente tem a glicemia elevada ou diminuição importante”, concluiu o médico do esporte e nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Dr. Andrea Bottoni.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Certos produtos são indispensáveis para manutenção da pele

Esporte

Muitas pessoas apreciam essa modalidade em tempos de calor

Emagrecimento

É mais um alimento rico em fibra, que ajuda no emagrecimento

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Certos produtos são indispensáveis para manutenção da pele

Esporte

Muitas pessoas apreciam essa modalidade em tempos de calor

Emagrecimento

É mais um alimento rico em fibra, que ajuda no emagrecimento

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos