Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Dia da Luta Contra o Câncer: esporte é ferramenta de prevenção

Este dia serve como conscientização sobre doença que cresce de maneira desordenada

Dia Mundial de Luta Contra o Câncer
Dia Mundial de Luta Contra o Câncer - Shutterstock

Hoje, 8 de abril é o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. A OMS (Organização Mundial de Saúde) é a responsável pela criação desta data. Dessa maneira, se você está sedentário, com maus hábitos alimentares e sono ruim, melhor ligar o alerta. Especialistas sugerem o esporte como uma das ferramentas que promovem a prevenção contra o câncer.

A orientação da medicina

“Sabemos que a atividade física é a grande aliada para promoção da saúde e qualidade de vida. Mas é importante destacar o papel dela na prevenção do câncer. Além do significativo papel na prevenção, pessoas que já tiveram o diagnóstico de câncer ou que estejam em tratamento podem e devem realizar atividade física, com redução no risco de recorrência da doença, além de melhorar a qualidade de vida e controle dos sintomas relacionados ao tratamento”, disse com exclusividade para o Sport Life a oncologista do Hospital Marcelino Champagnat Dra. Aline Vieira.

Dessa forma, questionada sobre o tempo ideal da prática de exercícios para quem enfrenta o câncer, a oncologista citou a “carga” correta e, também, citou atividades que são importantes nessa batalha pela vida.

“Diversos estudos apontam que a prática de 150 minutos de atividade física por semana resulta em grandes benefícios na redução do risco de desenvolver câncer, que pode chegar em uma redução de até 60% do risco. Além das atividades aeróbicas, importante destacar a importância das atividades anaeróbicas, como musculação e alongamento”, acrescentou a doutora Aline.

A visão da Educação Física no Dia Mundial de Luta Contra o Câncer

“Além de combater doenças como câncer, praticar exercícios traz benefícios para a saúde do corpo, saúde cognitiva, evita doenças e confere o bem-estar. Ter um estilo de vida ativo e evitar o sedentarismo é fundamental para manutenção da qualidade de vida. Saúde de uma forma geral. E estando dentro do hábito mais recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)”, falou em contato com a reportagem do Sport Life a residente de Educação Física no Hospital Universitário Cajuru Dra. Kahoane Sandmann.

Então, há evidências de que a prática regular de exercícios físicos está associada a redução do risco de desenvolvimento de câncer. Ou seja, o que reforça a recuperação, tratamento e diminuição do risco de recorrência em certos casos.

“O estilo de vida ativo através da prática regular de exercícios físicos é uma forma de prevenção primaria eficaz de combate ao câncer, uma vez que até 50% dos cânceres são evitáveis por meio de atitudes de prevenção”, finalizou a doutora Kahoane.

Dados

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) anunciou em 2022 que existe a expectativa de 704 mil casos novos de câncer no triênio 2023 – 2025. O destaque é o “eixo” Sul e Sudeste, cuja área concentra cerca de 70% dos casos. A informação está disponível na Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil.

O tumor maligno que é o “campeão” no país é o de pele não melanoma (31,3%), depois vêm o de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável