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Corrida: mitos e verdades sobre seu treinamento

Alongar antes da corrida pode? Precisamos desaquecer antes de finalizar um treino? Estas e outras dúvidas respondidas para seu treinamento ser cada vez melhor

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Quando o assunto é corrida, muitas dúvidas surgem no que diz respeito à forma mais correta de se treinar, mesmo quando você já está há um tempo nas pistas. Esclarecemos alguns mitos e verdades para que você obtenha o melhor de suas sessões de corrida:

 

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Você deve fazer alongamento estático antes da corrida

Há algum tempo o alongamento estático vem sendo revisto e contestado. Um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research apontou, inclusive, que ele pode reduzir a performance, embora, claro, nem todo alongamento estático seja de todo ruim para o corredor. O que se verificou (e por isso ele vem sendo discutido) é que ele dispara uma resposta protetora no sistema neuromuscular que enfraquece temporariamente os músculos e, por isso, reduz a performance. Prefira os alongamentos dinâmicos antes da corrida.

 

A melhor intensidade de corrida é a moderada

Boa parte dos corredores mantém um pace moderado, ou seja, não exatamente difícil, mas que também não impossibilita manter uma conversa durante o treino. Só que estudos mais recentes vêm mostrando que o melhor a fazer é evitar a chamada zona moderada, pois ela pode ser tão estressante para o corpo quando a corrida em alta intensidade. Um estudo publicado na revista Frontiers in Physiology, por exemplo, apontou que treinos que combinam volume e intensidade altos com tempo runs (rodagens longas em intensidades moderadas) têm os melhores efeitos sobre resistência, VO2 max, economia e velocidade.

+Crioterapia: ajuda ou atrapalha?

 

É preciso fazer uma corrida leve para desaquecer

Pode até ser gostoso dar aquela última volta no parque quase trotando, mas na verdade isso não traz grandes benefícios. Segundo um estudo publicado no Australian Journal of Physiotherapy, o desaquecimento não faz muito mais do que desaquecer o corpo. Outro estudo mostrou que não há diferenças na recuperação de atletas que desaqueceram ativa ou passivamente.

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