Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Como saber se o seu açaí é realmente saudável? Nutricionista explica

O cuidado principal se refere às informações nutricionais do produto

Açaí é saudável
Açaí é saudável - Shutterstock

Rico em fibras, o açaí é mais um fruto que se encaixa como uma boa pedida para quem não quer perder a energia em meio a correria do dia a dia, não é mesmo? Bacana que ainda pode aparecer como suco, smoothies ou sobremesa. A diferença é que o “x” da questão se passa pela sua qualidade, o que resulta nesta dúvida: como saber se açaí é saudável?

Saiba como identificar se o açaí é saudável

Apreciou um açaí bem “docinho”? Saiba que esse sabor pode denotar uma “bomba” calórica, ou seja, talvez exista a presença de xarope para ofuscar a sua peculiaridade. Ainda assim, foi em um quiosque ou sorveteria e provou o açaí bem amargo? Muito bem! Uma vez que uma casa ofereceu esse modelo de açaí já provou que preservou a sua essência.

“Muitas vezes, esses xaropes estão ali para disfarçar o amargo típico da fruta. Como a cor do açaí vem da antocianina, responsável pela ação antioxidante, quanto mais escura for a polpa do açaí mais indícios de que se trata de um açaí saudável. Outra dica é quanto mais roxa sua boca e os seus dentes ficarem depois de comer ou tomar açaí como suco, maior será a ação antioxidante no seu corpo”, disse em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista esportiva da Soloh Clínica Renata Brasil.

Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo.

“Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água. Por si só já é uma fruta calórica, pois tem muita gordura, assim como o abacate. E isso vai se potencializar quando se coloca acompanhamentos muito calóricos. Ou quando a fruta vem com guaraná, brigadeiro, creme de avelã, chocolate, leite condensado e entre outros”, acrescentou Renata.

A atenção com os açaís de “supermercados”

A maioria desses produtos simplesmente denota “perigo”, ou seja, costuma concentrar açúcar simples adicionado por muitas vezes em forma de xarope de guaraná ou maltodextrina, o que potencializa o risco de diabetes principalmente para pessoas predispostas para essa doença.

“O comum é comprar a polpa do açaí, mas é preciso tomar cuidado com as versões muito processadas. Algumas versões oferecem apenas uma pequena porcentagem da fruta na embalagem. Fique de olho no rótulo e dê prioridade para produtos orgânicos, com poucos conservantes, corantes e adoçantes”, orientou a profissional.

Os acompanhamentos saudáveis para o açaí

Opte por frutas, alimentos com gorduras boas e fibras, trio que, além de adoçar, vai dar sabor e agregar em vitaminas e minerais com controle glicêmico. “Pode acrescentar frutas, como morango e banana, castanha de caju ou do Brasil, amendoim, granola sem adição de açúcar, um pouco de aveia em flocos, até mesmo acrescentar suplementos proteicos e sem adoçantes”, indicou a especialista.

Os péssimos acompanhamentos para o açaí

“Caldas, leite condensado, doce de amendoim, leite em pó, balas de goma e entre outras guloseimas. Tudo isso é açúcar adicionado e nós já estamos consumindo o açúcar da fruta. Basta ser consciente, ter os cuidados necessários, consultar nutricionistas e ser coerente ao apostar no açaí com complementos”, reforçou.

É verdade que faz mal tomar açaí todo dia?

“Esse também não é o tipo de alimento que deve ser consumido todos os dias. É importante variar o cardápio e garantir outras fontes de nutrientes. Além desse fato, é uma fruta muito calórica, o que pode gerar o desequilíbrio na dieta”, concluiu a nutricionista Renata Brasil.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Clima ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis e de saúde

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo