Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Benefícios do guaraná para a saúde

Pesquisas recentes revelaram efeito antioxidante e anti-inflamatório do fruto. Além disso ajuda no combate de diversas doenças

benefícios do guaraná
Foto: Getty Images
[PAGE TITLE]

O que os antigos moradores da região da Amazônia já sabiam sobre os benefícios do guaraná está sendo confirmado por pesquisadores de importantes instituições do país. O fruto oferece vantagens que vão muito além de ser um estimulante.

A nutricionista Clarissa Fujiwara comenta os estudos que mostram os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios desta fruta. Muito importante para combater doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase, entre outras.

Confira os benefícios do guaraná:

benefícios do guaraná

Foto: Getty Images

Antioxidante

Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), coordenada pela pesquisadora Lina Yonekura, estudou a atividade dos antioxidantes no guaraná. Os pesquisadores comprovaram que o guaraná é uma importante fonte de catequinas, similar ao que ocorre com alimentos já consagrados como o chá verde e o cacau, por exemplo. A pesquisa foi publicada recentemente na capa da revista britânica Food & Function.

benefícios do guaraná

Foto: Getty Images

“As catequinas, que pertencem à família dos polifenóis, quando efetivamente absorvidas atuam de forma semelhante à vitamina C e E, podendo reduzir o estresse oxidativo no organismo, que causa doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, diabetes e câncer, inflamações e envelhecimento precoce por conta da morte de células, entre outras condições prejudiciais à saúde e ao bem-estar”, explica Clarissa.

Anti-inflamatório

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação da professora Rachel Castilho, estudaram novas aplicações terapêuticas para o guaraná. Eles descobriram que o extrato da semente de guaraná contém propriedades que podem inibir uma citocina inflamatória chamada TNF-alfa. “Esta é uma das principais moléculas envolvidas no processo inflamatório agudo e crônico, e responsável pelo desenvolvimento de diversas enfermidades”, diz Clarissa.

Advertisement. Scroll to continue reading.
benefícios do guaraná

Foto: Getty Images

Com isto, o fruto abre perspectivas para futuras pesquisas, já que poderia ser utilizado para a produção de medicamentos para doenças inflamatórias como artrite reumatoide, colite ulcerativa, psoríase, entre outras. “Atualmente, há poucos fármacos aprovados que têm o TNF-alfa como alvo. Além disso, os remédios já existentes possuem um custo elevado e efeitos colaterais relacionados”.

Gostou de saber os benefícios do guaraná? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Aplicado como preenchimento para aumentar a musculatura, óleo mineral pode ser fatal

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saúde

Nada melhor que uma boa noite de sono para ficar revigorado. Para isso, veja o que evitar e o que comer antes da hora...

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo