Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Benefícios do guaraná para a saúde

Pesquisas recentes revelaram efeito antioxidante e anti-inflamatório do fruto. Além disso ajuda no combate de diversas doenças

benefícios do guaraná
Foto: Getty Images

O que os antigos moradores da região da Amazônia já sabiam sobre os benefícios do guaraná está sendo confirmado por pesquisadores de importantes instituições do país. O fruto oferece vantagens que vão muito além de ser um estimulante.

A nutricionista Clarissa Fujiwara comenta os estudos que mostram os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios desta fruta. Muito importante para combater doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase, entre outras.

Confira os benefícios do guaraná:

benefícios do guaraná

Foto: Getty Images

Antioxidante

Pesquisa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), coordenada pela pesquisadora Lina Yonekura, estudou a atividade dos antioxidantes no guaraná. Os pesquisadores comprovaram que o guaraná é uma importante fonte de catequinas, similar ao que ocorre com alimentos já consagrados como o chá verde e o cacau, por exemplo. A pesquisa foi publicada recentemente na capa da revista britânica Food & Function.

benefícios do guaraná

Foto: Getty Images

“As catequinas, que pertencem à família dos polifenóis, quando efetivamente absorvidas atuam de forma semelhante à vitamina C e E, podendo reduzir o estresse oxidativo no organismo, que causa doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, diabetes e câncer, inflamações e envelhecimento precoce por conta da morte de células, entre outras condições prejudiciais à saúde e ao bem-estar”, explica Clarissa.

Anti-inflamatório

Pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação da professora Rachel Castilho, estudaram novas aplicações terapêuticas para o guaraná. Eles descobriram que o extrato da semente de guaraná contém propriedades que podem inibir uma citocina inflamatória chamada TNF-alfa. “Esta é uma das principais moléculas envolvidas no processo inflamatório agudo e crônico, e responsável pelo desenvolvimento de diversas enfermidades”, diz Clarissa.

benefícios do guaraná

Foto: Getty Images

Com isto, o fruto abre perspectivas para futuras pesquisas, já que poderia ser utilizado para a produção de medicamentos para doenças inflamatórias como artrite reumatoide, colite ulcerativa, psoríase, entre outras. “Atualmente, há poucos fármacos aprovados que têm o TNF-alfa como alvo. Além disso, os remédios já existentes possuem um custo elevado e efeitos colaterais relacionados”.

Gostou de saber os benefícios do guaraná? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Saúde

Mais um tema de interesse público, que reforça os danos desse estilo de vida

Nutrição

O chocolate amargo é a principal opção nessa proposta

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Comer cúrcuma traz benefícios para a saúde que vão desde a recuperação pós-exercício até a prevenção de doenças como o Alzheimer

Saúde

Apesar de ser muito conhecida pelas simpatias de ano novo, a romã também apresenta muitas vantagens quando inserida na dieta

Nutrição

Separamos 9 tipos de água e explicamos as propriedades de cada um deles e seus benefícios para o organismo. Tem até água radioativa!

Saúde

Gosta de cereja, morango ou uva? Essas e outras frutinhas pequenas de cor avermelhada ou arroxeada, além de fáceis de encontrar, trazem diversos benefícios...