Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Qual planilha de treinos seguir com a retomada das corridas?

Com o relaxamento nas medidas de restrição, as provas de corrida de rua voltam ao calendário de amadores e profissionais

Corrida: Qual planilha de treinos seguir com a retomada das provas?
Foto: Shutterstock

Entre os muitos hábitos alterados pela pandemia está, também, a rotina de treinos e a prática de atividades físicas. Fatores como as recomendações de evitar a circulação em locais coletivos e o fechamento das academias por longos períodos levaram diversas pessoas a deixar de realizar os exercícios com regularidade. Agora, elas estão, literalmente, correndo para recuperar o condicionamento perdido.

A retomada gradativa das provas no decorrer de 2021 faz com que muitos atletas, profissionais ou amadores, renovem o ânimo para a prática desse esporte e comecem a investir na preparação. A manutenção de uma rotina e a atenção a uma série de cuidados são a chave para uma prática saudável e bem-sucedida, de acordo com o professor de educação física pós-graduado em Fisiologia do Exercício e especialista em corridas de rua, Gabriel Signor Barcelos.

Correr sem pensar em requisitos básicos como frequência e sequência de treinamentos ou a escolha do tênis adequado pode ter um efeito contrário ao esperado – ou seja, lesões. Para quem está iniciando na modalidade, o primeiro passo deve ir ao encontro da busca por acompanhamento profissional. “O instrutor deve se preparar fisicamente para começar a correr e as distâncias percorridas deverão aumentar gradativamente, nada de exageros para não haver riscos de lesões”, pontua. Ele também ressalta que a avaliação médica é necessária em alguns casos. “Quando você se matricula em alguma academia ou espaço de treinamento físico, obrigatoriamente é preciso passar por uma Anamnese (em que o avaliador vai entender melhor quem é você e quais são suas necessidades, e se há algum risco). Normalmente na Anamnese é possível saber se a pessoa está apta ou não para realizar exercícios físicos. Caso o avaliador não a considere apta, poderá optar por uma avaliação médica”, explica.

Quanto à forma de estruturação da planilha de treinos, a definição deve ser individualizada para ter um melhor desempenho e redução de chances de possíveis lesões. “São vários os fatores que deverão ser levados em consideração: dias que você já pratica alguma modalidade esportiva (se praticar); tempo disponível para treinamento, tanto de corrida como reforço muscular; organização do treinamento na relação volume x intensidade da corrida; as principais dificuldades; elaboração de sessões de reforço muscular, alongamentos e mobilidade; avaliação da pisada durante a corrida; e organização do descanso (sem ele poderá haver lesões)”, detalha.

Ajustando-se à rotina

Segundo o especialista, é preciso ter em mente a frequência semanal de treinos considerada ideal para cada nível de condicionamento físico. “Isso é algo bem individual. Normalmente, para sentirmos uma boa melhora no nosso preparo físico e no desempenho na corrida, a frequência deve ser no mínimo de duas a três vezes na semana, podendo ser de até cinco vezes em casos de atletas mais avançados. Mas sempre deve-se levar em conta o volume e a intensidade de cada sessão”, pondera.

Como escolher o tênis adequado

Cada pessoa tem um tipo de pisada – podendo ser pronada, supinada ou neutra. Conforme Signor, uma das formas mais simples de escolher é avaliando o par de tênis usado: para pisada pronada, ou seja, quem tem pé plano, o tênis estará mais gasto na parte interna (parte do dedão até o calcanhar); já para supinada (pé cavo), o tênis estará mais gasto na parte externa (parte do dedinho até o calcanhar); e na neutra (pé “normal”), o calçado é gasto de uma forma total. “Após saber nossa pisada, devemos procurar um tênis que corresponda a ela. O tipo do tênis, se for um mais estruturado ou mais leve, vai depender do terreno e duração da prova”, esclarece.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto