Connect with us

O que você está procurando?

Yoga

Benefícios do Yoga e posturas fáceis para iniciantes

Aprenda a praticar a atividade sem sofrimento e melhore sua qualidade de vida

Yoga
Foto: Shutterstock

O Yoga é uma atividade física milenar, que trabalha apenas com o próprio corpo e pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles, uma melhora da consciência corporal, fortalecimento muscular, prevenção de dores articulares e até mesmo combate a ansiedade e depressão. Problemas que se acentuaram durante a pandemia.

“O Yoga é uma atividade que trabalha corpo e mente de forma integrada, aliando movimentos, exercícios de respiração, relaxamento e auto-observação. Por isso, os benefícios da prática não são apenas para o corpo, são também para a mente e podem estender-se até para outras áreas como a saúde social, por exemplo”, explica Tallyta Mendes, instrutora da modalidade na Bodytech Brasília.

Outro ponto positivo é que o Yoga não necessita de grandes espaços e infraestrutura de equipamentos. Basta um cantinho reservado e confortável para começar a praticar. Fator muito importante, já que – mesmo com o avanço da vacinação contra a Covid-19 – ainda é necessário manter o distanciamento social e permanecer em casa o máximo possível.

Para isso, separamos alguns movimentos simples e básicos, para que pessoas iniciantes comecem a praticar o Yoga em casa. Confira:

Postura da prancha

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

Nesta postura você irá levantar não só o tronco, mas toda a extensão do seu corpo – e você pode ir diretamente da pose da cobra para a prancha. Para isso, basta apoiar os dedos dos pés no chão e elevar todo o corpo, mantendo-o reto, paralelo ao chão, utilizando a força dos braços e das pernas.

Postura da canoa

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

Sente-se e, com a coluna reta, deixe o peso do corpo apenas sobre seus glúteos. A posição exige concentração e equilíbrio, por isso, o ideal é manter o rosto voltado para frente, com o olhar em um ponto fixo. Levante as penas o quanto puder, com os joelhos esticados, e leve as palmas das mãos abertas em direção as pernas para ajudar no equilíbrio. Lembre-se de permanecer com as costas retas.

Postura do guerreiro II

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

Em pé e com as pernas abertas na largura dos ombros, de um passo para trás com o pé direito para formar um ângulo de 45 graus com o chão. Com o tronco voltado para frente, dobre o joelho esquerdo, formando um ângulo de 90 graus. Em seguida, abra os braços e as mãos e mantenha seu rosto voltado para o lado da perna que está flexionada. Em seguida, faça o mesmo movimento do outro lado.

Postura da cadeira

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

Com as coxas paralelas, flexione os joelhos de maneira que formem um ângulo de 90 graus. Então, com a coluna reta, leve o tronco um pouco para frente e levante os braços acima da cabeça com as palmas abertas e os dedos esticados. Essa postura é muito semelhante ao movimento de sentar-se em uma “cadeira imaginária”.

Postura da cobra

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

De bruços no chão, mantenha as pernas juntas e esticadas, com o peito dos pés encostado no solo. Então, com as palmas das mãos fixas no chão a uma distância um pouco maior que os ombros, empurre o solo e erga o tronco, abrindo bem o peito. Sua coluna formará uma curva. Na postura, respire fundo e levante a cabeça. Procure manter os ombros afastados das orelhas para soltar a tensão.

Postura do peixe

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

Deitado(a) de costas, mantenha toda a extensão do corpo – da cabeça aos pés – bem esticada. Com cuidado, levante o tronco com os antebraços e os cotovelos apoiados no chão, levemente dobrados nas laterais do corpo. Mantenha a cabeça encostada no solo, nas não a utilize como apoio – você deve manter o equilíbrio com o auxílio dos antebraços. Para essa postura, é importante manter a boca semiaberta e a ponta da língua encostada no céu da boca.

Posição ângulo lateral

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

A partir da posição do guerreiro II, desça o tronco em direção ao joelho dobrado. Faça isso com os braços esticados até que a palma da mão encontre o chão, do lado de dentro da perna. Vire a cabeça e olhe para cima. Fique na posição e respire três vezes. Então, repita todo o processo do outro lado.

Postura pernas na parede

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

Deitado(a) no chão com os glúteos bem próximos a uma parede, estique as pernas em direção ao teto. Então, apoie os braços no chão com as mãos sob a lombar ou relaxe o tronco no chão. Feche os olhos e respire profundamente.

Postura da criança

Yoga - Foto: Shutterstock
Yoga – Foto: Shutterstock

Para esta postura, você deve se sentar sobre os pés, de joelhos no chão. Então, curve seu tronco para a frente, levando o peito em direção às pernas e estique os braços, apoiando as mãos no chão. Se conseguir, você pode tentar encostar a testa no solo. Porém, lembre-se de respeitar seu limite! Se preferir, você também pode deixar os braços nas laterais do seu corpo.

Fonte: João Bidu

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Mais um motivo para fazer com que alguém busque o equilíbrio por meio dessas práticas

Emagrecimento

Está aí mais uma resposta para essa prática fazer parte do seu dia a dia

Treinos

A atriz já fez lives sobre superações de crise, energia positiva e de como se reinventar

Treinos

Essa prática é uma oportunidade para mudança de hábitos em 2023