Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Doença de Alzheimer pode ser tratada com Pilates

Estudos recentes afirmam que quando introduzido aos primeiros indícios da doença, o Pilates pode ajudar a retardar os diversos efeitos do Alzheimer!

Alzheimer
Foto: Reprodução / iStock

Você já deve ter ouvido falar sobre o Alzheimer ou mal de Alzheimer, seja porque tem alguém próximo em sua família ou círculo de amigos que esteja ou tenha passado por isso. Caso não, o mal de Alzheimer é doença degenerativa que afeta o cérebro caracterizada pelo atraso de pensamento, linguagem, falta de percepção, perda de memória e dificuldade no raciocínio. Ou seja, todas as deficiências estão ligadas ao intelecto, e geralmente afeta pessoas acima dos 60 anos, agrava-se ao longo do tempo e pode vir acompanhada por perda da habilidade de execução de tarefas visualmente guiadas (interpretar mapas e localizar-se na vizinhança ou até mesmo dentro de casa).

Leia também: Iniciante na corrida? Conheça a Maratona de Porto Alegre

Dicas certeiras para diminuir o inchaço abdominal

Doenças respiratórias: aprenda a melhorá-las com o esporte

No entanto, estudos recentes revelam que o Pilates pode ajudar a frear os sintomas dessa patologia. A técnica trabalha a mente e o corpo, em conjunto, e possui como princípios básicos concentração, controle, centralização, precisão e respiração. Ela pode melhorar a coordenação motora que vão sendo perdidos ao longo da doença. O método também estimula a memória, postergando a degeneração do cérebro. É um trabalho preventivo que deve ser realizado bem no começo.

“A família que leva o paciente em grau avançado esperando grandes resultados, deve ter cuidado. Principalmente para não isolar o paciente com aulas individuais, perdendo a socialização e a conexão com o mundo exterior, que são essenciais para o sucesso do tratamento”, explica a fisioterapeuta dra. Eliane Coutinho.

O método é indicado para pessoas a partir dos 60 anos e pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana. Apesar de a doença estar relacionada a hereditariedade, é importante cuidar da sua saúde antes de se tornar um possível alvo da doença, que afeta milhões de pessoas pelo mundo todo.

 Fonte: Eliane Coutinho, fisioterapeuta especialista em Avaliação do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar, Doutora – PHD em Fisioterapia, formada em Método Pilates Clássico e membro da ABRAPI ( Aliança Brasileira de Pilates).
Escrito por

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Matchá: diversos benefícios em um único alimento | Encaso Comunicação Corporativa | Assessoria de Imprensa para empresas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas