Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Veganismo: tudo o que você precisa saber para adotar uma boa dieta

Nutrólogo orienta quem quer abandonar o consumo de proteína animal. Entenda os benefícios para a saúde e como fazer as substituições certas no veganismo

Veganismo: tudo o que você precisa saber para adotar uma dieta vegana
Veganismo: tudo o que você precisa saber para adotar uma dieta vegana / Foto: Shutterstock

Após 18 anos separados, Wanessa Camargo e Dado Dolabella voltaram a namorar. A volta do relacionamento, no entanto, trouxe uma grande mudança para a vida de Wanessa: ela agora se tornou adepta do veganismo. O objetivo é acompanhar a rotina saudável do namorado, que é ativista das causas animais desde 2015.

O Dr. Fernando Cerqueira, médico nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), destaca que o veganismo não é uma dieta, mas um estilo de vida. Quem quer se tornar vegano deve compreender isso antes de tudo.

Benefícios do veganismo

Para quem se identifica com o estilo de vida e quer seguir adiante com o veganismo, o médico aponta benefícios incríveis:

  • Mais facilidade para chegar e manter o peso ideal; 
  • Melhor controle da pressão arterial; 
  • Facilidade em controlar o colesterol;
  • Diminuição do risco de desenvolver doenças cardiovasculares ou diabetes.

Entretanto, é preciso tomar cuidado. O Dr. Fernando alerta para os danos de uma alimentação vegana ruim. “Muitos adeptos desse estilo de vida, podem ter insuficiência de ferro, proteína, vitaminas e nutrientes importantes, como a vitamina B12, que é responsável pela saúde do cérebro e só é encontrada na proteína de origem animal. Também pode ocasionar a queda de cabelo, e anemia por falta de ferro”, adverte.

Como manter uma nutrição rica

O nutrólogo indica algumas opções para substituir a proteína animal, como feijão, couve, grão de bico, soja, espinafre, abacate, espinafre e lentilha. “Existe mais uma infinidade de alimentos que só precisam da criatividade de quem irá fazer as refeições”, comenta. 

Ele acrescenta que, quase sempre, os veganos irão precisar de uma suplementação, e também do acompanhamento com um especialista.  “Os suplementos devem ser ingeridos com frequência. Claro que essa é uma questão que varia de paciente para paciente, mas a suplementação das vitaminas B12, vitamina D, ômega-3, iodo, ferro, cálcio e zinco são sempre bem-vindas”, declara. 

No entanto, ingerir suplementos não é uma escolha individual. “É necessário realizar vários exames para saber da necessidade de cada um, e se existe a necessidade suplementação”, finaliza. 

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, possui incríveis benefícios para a saúde física e mental. Nutróloga ensina maneiras de consumir

Nutrição

Não há o porquê de ser infeliz com refeições baseadas em pratos leves

Saúde

O modelo alimentar é reconhecido pelo alto teor de fibras e antioxidantes

Nutrição

O conceito de “passo a passo” ajuda quem quer ser adepto do vegetarianismo