Nutrição

Salada no pote: o saudável novo hit gourmet

As marmitas ganharam uma cara mais saudável. A salada no pote chegou como uma nova tendência gastronômica, garantindo um almoço prático e leve!

Foto: iStock

As marmitas ganharam uma cara mais saudável. A salada no pote chegou como uma nova tendência gastronômica, garantindo um almoço rápido, completo, saboroso e mais salutar do que as marmitas convencionais. Uma ajuda e tanto para quem não tem tempo para preparar uma boa refeição e precisa daquele incentivo para comer melhor no dia a dia.

Foto: iStock

No entanto, é preciso ter certos cuidados para preparar uma refeição saudável e colocá-la no pote. Para auxiliar os interessados no novo hit gourmet, até mesmo cursos online são dados. Um deles é o “Marmitas saudáveis: as tradicionais quentinhas em versões equilibradas”, ministrado pela chef de cozinha e nutricionista Carina Müller no Namu Cursos. Nele, Carina ensina a melhor forma de prepará-las, além de receitas nutritivas e molhos saborosos para quem quer investir neste prato e melhorar sua alimentação.

O pote de vidro

Um importante diferencial da salada no pote é o local de seu armazenamento. No frasco de vidro, a salada se manterá fresca por até três dias. De acordo com Carina, a opção por ele ao invés de vasilhas plásticas traz muitos benefícios. “A principal vantagem é que o vidro pode ser esterilizado e utilizado novamente, opção retornável e ecologicamente correta. Outra vantagem é que, pelo formato dele, mantém o molho da salada na parte inferior do vidro quando na vertical, ou seja, as folhas continuam crocantes e na hora de comer é muito prático, pois basta chacoalhar o vidro e temperar tudo por igual”, explica.

Perguntas e respostas sobre a salada no pote

Foto: iStock

Carina Müller esclarece dúvidas e faz algumas orientações para quem pretende aderir às saladas no pote de vidro:

Qual o melhor modo de preparo?
Molho em baixo, grãos e legumes mais duros em seguida, na sequência frutas ou outros legumes e verduras mais sensíveis e por último, as folhas e ervas.
Quais os cuidados básicos que devemos ter no preparo?
Higienizar muito bem os vidros antes, lavando e passando água fervente. Lavar os legumes e verduras que serão consumidos crus com uma solução de hipoclorito de sódio e água, enxaguando e secando em seguida. Os grãos e leguminosas devem ser deixados de molho em água por pelo menos 4 horas antes de serem cozidos.
Existe um tipo certo de pote de vidro?
Deve-se atentar para a tampa, que carece ter uma cobertura para não enferrujar. Geralmente potes maiores e mais grossos são melhores, pois são mais resistentes e cabem mais alimentos que compõem uma refeição completa.
A quais tipos de alimentos devemos dar prioridade?
Legumes, verduras, frutas, grãos (quinoa, trigo, cevada, amaranto) e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico e etc)

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Sair da versão mobile