Corrida

Os benefícios da caminhada mais rápida

Estudo americano mostra que andar devagar está ligado à menor longevidade

Foto: Shutterstock Images

Que andar, rápido ou devagar, é um ótimo exercício ninguém discute. Mas agora estudo do Lawrence Berkeley National Laboratory (EUA) mostrou que acelerar o passo pode fazê-lo viver mais. Dá uma olhada!

Foto: Shutterstock Images

Sempre se disse que o importante seria caminhar pelo menos 150 min por semana e que pouco importaria se você andasse mais rápido ou mais devagar porque o gasto calórico seria o mesmo. Porém, a pesquisa americana dividiu mais de 35 mil idosos (homens e mulheres) em grupos, de acordo com o tempo que eles levavam para percorrer 1,6 km (1 milha). No grupo 1, ficaram os mais rapidinhos, que levavam 13,5 min para cumprir a distância (quase um jogging). Os mais lentos, que ficaram no grupo 4, levavam 17 min ou mais para cumprir a milha, sendo que a maioria chegava a fazê-la em 20 min ou mais.

Ao analisar o índice nacional de mortes, os pesquisadores verificaram que os que haviam morrido na década seguinte, por qualquer motivo, se concentravam no grupo dos “passo de tartaruga”, mesmo eles tendo cumprido ou até ultrapassado os 150 min semanais recomendados. Ou seja, intensidade importa. “Nossos resultados mostram é que imprimir mais velocidade à caminhada tem um benefício significativo para a saúde”, escreveram os pesquisadores.

 

Click to comment

Você também vai gostar

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Treinos

Esse entendimento dita o ritmo de treino conforme o objetivo

Sair da versão mobile