Connect with us

O que você está procurando?

Blogs

8 fatores fundamentais para ir longe nos treinos

Falta de tempo e de informação pode levar a alguns hábitos que prejudicam o desempenho no treinamento e nas atividades do dia a dia

treino de força
Foto: Shutterstock

É desnecessário afirmar que uma vida saudável traz resultados positivos aos treinos, seja qual for o seu objetivo. No entanto, alguns pontos negligenciados podem alterar a sua expectativa em relação aos resultados. Veja os fatores que são fundamentais para que seu desempenho vá sempre além:

1. Sono

Fator mais do que importante para melhorar quando pensamos em atividade física. O sono é dividido em fases, e cada etapa possui um benefício. Dessa forma, um sono tranquilo e reparador é eficaz para estar com mais disposição, energia para o dia, equilibrar os ciclos hormonais e recuperar os músculos.

2. Pré-treino

É imprescindível um lanche equilibrado antes do treino, a fim de fornecer energia para o esforço. Temos em nosso corpo o glicogênio hepático e o muscular. O hepático atua como reserva de glicose para corpo; já o muscular é utilizado como fonte de energia na contração muscular durante o exercício. Sendo assim, treinos precedidos por um lanche equilibrado são sinônimo de disposição e resultados, minimizando sintomas indesejáveis como tontura, mal-estar e enjoos.

treino de força

Foto: Shutterstock

3. Pós-treino

Tão importante quanto o lanche pré-treino, essa refeição repõe os estoques de glicogênio e auxilia no processo de recuperação muscular. Além disso, devolve os antioxidantes que são perdidos por meio do estresse físico durante o treino. Essas substâncias previnem o envelhecimento, fortalecem o sistema imunológico, evitam o aumento do cortisol e possíveis lesões musculares por carência nutricional.

4. Periodização de treinos

O descanso entre os treinos para recuperação muscular completa é altamente recomendável. Para que os músculos entrem em recuperação, deve-se levar em conta os tópicos anteriores.

VEJA TAMBÉM: 5 atitudes diárias para perder peso

15 dicas para ser fitness em 2017

5. Suplementação

É indispensável na prática de atividade física; no entanto, é preciso avaliar a necessidade individual, com acompanhamento periódico de um nutricionista, para que não ocorram super dosagens sobrecarregando as funções renais e hepáticas.

6. Qualidade

Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. Todas as refeições devem estar em equilíbrio de micro e macronutrientes, além de antioxidantes.

7. Quantidade

Não dá para pensar em qualidade sem considerar a quantidade. A qualidade nutricional é garantida pela quantidade, que é ajustada e distribuída nas refeições. Esse porcionamento garante que não ocorra déficit nutricional e que os objetivos da composição corporal sejam mantidos.

8. Harmonia

Após quantificar e qualificar a alimentação, deve-se atentar à harmonia entre os nutrientes. Vitaminas e minerais precisam de sinergia, garantindo melhor biodisponibilidade para a absorção pelo organismo, o que resulta em uma melhora nutricional significativa. A alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa e adequada. Cada pessoa tem necessidades específicas e precisa de quantidades e proporção de nutrientes diferentes para manter as funções vitais e desenvolver suas atividades diárias.

Edvânia Soares é formada em Nutrição pela FISP desde 2004 e pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Personal trainer dá dicas que ajudam a manter a motivação depois dos treinos, permitindo melhores resultados na academia

Fitness

Treinadora revela os erros mais comuns que as pessoas comentem na academia e fora dela

Fitness

Você já é veterano e percebe que estagnou? Sugerimos 7 métodos para você ficar com o corpo bem definido, forte e progredindo

Fitness

Você já é veterano na academia e percebe que estagnou? Sugerimos 7 métodos para você ficar mais forte, despertando seu corpo e progredindo