Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Fome física e fome psicológica: saiba como diferenciar

Compensar a solidão, tristeza ou ansiedade com comida são sintomas da compulsão alimentar

Fome Emocional
Foto: Shutterstock

Não é novidade para ninguém: manter uma alimentação saudável e regrada, sabendo dizer não aos alimentos calóricos e comendo nos horários certos, é o segredo de qualquer processo saudável de emagrecimento. Mas como lidar com a fome repentina ou aquela vontade enorme de devorar uma guloseima? Como recusar um doce depois de um dia estressante e cansativo?

Fome Emocional

Foto: Shutterstock

Se você ataca a geladeira sem pensar duas vezes quando se sente ansioso ou deprimido, fique atento: compensar a solidão, estresse, tédio e tristeza com comida são os principais sintomas da fome psicológica ou fome emocional.

A compulsão gera crise rápidas, de três a oito minutos, em que a pessoa sente uma necessidade compulsiva de comer em grandes quantidades, mesmo que não esteja de fato com fome. A fome psicológica é a grande vilã das dietas e, em casos mais graves, pode levar à problemas de saúde por conta da má alimentação.

Segundo a terapeuta Erica Aidar, todos podem passar por momentos de fome emocional, mas quem apresenta quadros de ansiedade e depressão tende a enfrentar a situação com mais frequência. Pessoas que não apresentam sobrepeso também podem passar por episódios, a diferença com o indivíduo obeso é a frequência em que ocorrem as crises e a quantidade de comida ingerida.

Se a compulsão se torna cada vez mais frequente e intensa, a vítima deve procurar o tratamento adequado: o acompanhamento de um nutricionista e terapeuta.

A primeira atitude a ser tomada é identificar as causas da compulsão, quais são as situações que antecedem as crises e aprender a tomar outras atitudes para lidar com o estresse, ansiedade ou tristeza. A comida deve deixar de preencher a vida emocional.

Confira algumas dicas para identificar a fome psicológica e como lidar com as crises:

Beba água
Segundo a terapeuta, o simples gesto de ingerir o líquido pode saciar a vontade de comer fora de hora.

Distraia-se
Procure outras atividades que lhe proporcionem prazer. Quando a vontade de comer uma guloseima bater, leia um livro, converse com amigos, ouça música ou faça uma caminhada. Os exercícios físicos podem ser grandes aliados.

Coma
Isso mesmo: ingerir um alimento que agrade o seu paladar, em pequenas quantidades ao longo dia, pode aumentar a consciência sobre a alimentação e gerar escolhas mais equilibradas. Antes de comer, dê uma nota para sua fome, após dois minutos alimentando-se, dê nova nota e ao terminar repita o gesto.

Mude os hábitos
Fica muito mais fácil não comer um doce se você não tiver um doce! Evite comprar e encher a geladeira de guloseimas e carregue lanchinhos saudáveis com você.

Pense duas vezes
Por mais difícil que seja, quando a vontade compulsiva de comer chegar, reflita se você realmente está com fome e se precisa de determinado alimento.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Saúde

Outro motivo para atingir a meta proteica de forma saudável

Saúde

A vida física ativa é que dita os resultados dessa proposta

Saúde

A palavra de um especialista ajuda a evitar estratégias duvidosas