Hot Topics:

Home Nutrição Aprenda 5 receitas de manteigas veganas e saudáveis

Aprenda 5 receitas de manteigas veganas e saudáveis

Manteigas veganas? Isso mesmo! Conheça 5 receitas maravilhosas de manteigas veganas que vão elevar a qualidade da sua dieta para o último nível!
por Brenda Prestes, em 19/05/2017

A manteiga comum geralmente causa um atraso na vida de quem faz dieta. Composta por gorduras ruins e muitas calorias, ela acaba sendo uma má opção para quem segue uma alimentação equilibrada. No entanto, existem outros tipo de manteigas que muita gente não conhece, são as manteigas veganas! Elas podem ser preparadas por você mesmo e pode ser uma ótima aliada na sua luta diária para perder ou manter o peso. A nutricionista, Alessandra Luglio, deu dicas valiosas com algumas receitas saudáveis de manteigas veganas! Confira:

1. MANTEIGA DE AZEITE E ERVAS

manteigas vegetal azeite com ervas

Foto: Reprodução/ iStock

Ingredientes:

– 1 xícara de azeite extra virgem
– 1 pitada de sal
– 1 colher de sobremesa de manjericão fresco picado
– 1 pitada de alho em pó

Preparo:

Misture todos os ingredientes e coloque em forminhas de gelo ou em copos de café descartável. Leve ao freezer por 12h antes de consumir e mantenha sempre no freezer para não derreter.

BENEFÍCIOS: o azeite extra virgem é fonte de gorduras saudáveis e polifenóis que, juntos, auxiliam no controle do colesterol e beneficiam a saúde cardiovascular. O alho possui ação anti-inflamatória, antibacteriana e ainda oferece vitamina C e selênio.

Veja também: Agenda XTERRA: etapa Ilhabela

Alimentos saudáveis, mas que aumentam a fome? Entenda e faça boas escolhas

2. MANTEIGA DE GERGELIM E CÚRCUMA

manteigas vegana de gergelim

Foto: Reprodução/ iStock

Ingredientes:

– 1 xícara de gergelim
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de cúrcuma em pó ou açafrão
– Suco de ½ limão
– 1 colher de sopa de óleo de gergelim ou azeite

Preparo:

Coloque o gergelim em uma forma e leve para assar, mexendo sempre, até dourar. Ainda quente, bata o gergelim no processador com todos os outros ingredientes. O óleo de gergelim facilita para se chegar na cremosidade ideal, mas se não tiver, pode substituir por azeite. Bata bem até que fique cremoso.

BENEFÍCIOS: o gergelim é rico em ferro, cálcio e zinco, além de gorduras saudáveis. Já a cúrcuma é fonte de curcumina, um potente antioxidante que atua na prevenção do envelhecimento celular precoce, combatendo os radicais livres.

3. MANTEIGA DE AMENDOIM COM CANELA

manteigas vegana de amendoim e canela

Foto: Reprodução / iStock

Ingredientes:

– 2 xícaras de amendoim cru
– 1 colher de sobremesa de canela
– 1 colher de chá de essência de baunilha natural

Preparo:
Coloque o amendoim em uma forma e leve para assar, mexendo sempre, por 10 a 15 minutos. Cuidado para não queimar. Ainda quente, bata o amendoim no processador com os outros ingredientes até chegar em uma consistência cremosa. Caso prefira, pode adoçar com melado de cana ou açúcar demerara.

BENEFÍCIOS: o amendoim é rico em gorduras saudáveis e proporciona excelente sensação de saciedade. Por ser rico em antioxidantes, alguns estudos mostram que auxilia no combate ao câncer de mama. A canela é um alimento considerado termogênico, ou seja, auxilia na manutenção do metabolismo ativo, além de possuir efeito anti-inflamatório e digestivo.

Leia também: Tricolor Run: Corrida temática do SPFC

Conheça os benefícios de se exercitar na escada

4. MANTEIGA DE CASTANHA DE CAJU COM COCO

manteigas vegana de castanha de caju e coco

Foto: Reprodução / iStock

Ingredientes:

– 2 xícaras de castanha de caju cruas
– ½ xícara de coco fresco ralado
– 1 colher de sopa de açúcar de coco

Preparo:

Coloque as castanhas de caju de molho em 3 xícaras de água por cerca de 8h. Troque essa água na metade do tempo. Descarte a água e leve as castanhas ao forno por cerca de 5 minutos, para assarem levemente. Ainda quente, bata as castanhas no processador com os demais ingredientes até chegar em uma consistência bem cremosa.

BENEFÍCIOS: A castanha de caju é fonte de gorduras saudáveis, fibras e também proteína. Atua na saúde do coração, cérebro e imunidade. O coco é um alimento rico em fibras e TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de rápida absorção e metabolização, sendo utilizada pelo organismo como fonte de energia.

5.  MANTEIGA DE AMÊNDOAS COM CACAU

manteigas vegana de amendoas e cacau

Foto: Reprodução / iStock

Ingredientes:

– 2 xícaras de amêndoas cruas
– 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
– 1 colher de sopa de açúcar demerara ou melado de cana

Preparo:

Coloque as amêndoas de molho em 3 xícaras de água por cerca de 8h. Troque essa água na metade do tempo. Descarte a água e leve as amêndoas ao forno por cerca de 5 minutos, para assarem levemente. Ainda quente, bata as amêndoas no processador com os demais ingredientes até chegar em uma consistência bem cremosa.

BENEFÍCIOS: A amêndoa é fonte de gorduras saudáveis, fibras e também vitamina E, que, entre outros benefícios, atua na saúde da pele e dos cabelos. O cacau é uma alimento que favorece a sensação de bem estar, além de ser rico em antioxidantes que favorecem a saúde cardiovascular.

Por Alessandra Luglio, nutricionista graduada pela Universidade de São Paulo (USP), atuando na área clínica esportiva amadora e profissional, emagrecimento e saúde.