Hot Topics:

Home Fitness Suplementos para queimar gordura e ganhar massa muscular

Suplementos para queimar gordura e ganhar massa muscular

Quer emagrecer e desenvolver massa muscular? Os suplementos também ajudam nesse caso!
por Victor Moura, em 29/04/2017

Perder peso é um esforço multidisciplinar. É preciso equilibrar a dieta, controlar a ansiedade, praticar exercícios físicos, enfim uma mudança de hábitos completa. Mas como já falamos por aqui, algo pode atrapalhar seus planos de mudar o visual: a sua genética. Os genes que você herdou dos seus pais definem o seu biotipo, que pode ter dificuldades para queimar gordura ou desenvolver musculatura.

Homem misturando suplementos para tomar

Foto: iStock

Se você quer incinerar gordura para que os músculos fiquem em evidência, você provavelmente é um endomorfo. Pessoas com esse biotipo tem facilidade de ganhar massa muscular, mas o problema é que também tem tendência a acumular gordura. Endomorfos encontram mais dificuldade em conseguir um corpo definido só por meio de dieta e exercicíos.

Nesses casos, o que pode dar uma forcinha são os suplementos. Sim, eles não servem apenas para ajudar o aumento da massa muscular, mas também a emagrecer. Conheça alguns:

1. Termogênicos

Mistura de várias substâncias que atuam no cérebro, acelerando o metabolismo (capacidade do corpo de gerar energia). A cafeína é a mais comum delas. “Ela tem sido amplamente estudada nos últimos 40 anos e entre os seus benefícios podemos citar o retardamento da percepção de fadiga e cansaço pelo sistema nervoso central, favorecendo o prolongamento da prática esportiva”, diz a nutricionista Nathalia Califre.

Consumo: varia de acordo com a substância termogênica. A quantidade de cafeína recomendada, por exemplo, é de até 400 mg por dia. O ideal é usar 2 vezes: no período da manhã e antes do treino, desde que você não malhe muito tarde. “A dose segura varia entre 3 mg e 5 mg por quilo de peso corporal”, diz o doutor Thiago Volpi. “Mas, assim como toda substância termogênica, a cafeína atrapalha o sono. Por isso, cuidado para não se entupir do produto algumas horas antes de dormir”. Uma maneira eficaz e segura de usar os termogênicos é consultar um nutricionista ou médico. É possível manipular de forma segura, em um único produto, vários tipos de substâncias termogênicas, incluindo o chá verde.

VEJA TAMBÉM: Quando o corredor deve usar suplementos

2. Fibrosos

Suplementos com produtos como o glucomanan são ricos em fibras e aumentam a sensação de saciedade. Assim, fica mais fácil incinerar gordura.

Consumo: 30 min antes do almoço e do jantar.  A recomendação diária de fibras varia entre 20 g e 30 g.

3. Caseína

Além de contribuir para a construção e manutenção de massa muscular, esse tipo de proteína de lenta absorção também contribui para o prolongamento da sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento.

Consumo: 1 medida após o treino, entre as grandes refeições (café da manhã, almoço e jantar) e antes de dormir.

Texto e Pesquisa: Carlos Amoedo | Edição: Victor Moura