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5 posturas de yoga para melhorar seu treino

Essas posições ajudam a todos: corredores, ciclistas, crossfiteiro, triatletas e até quem gosta dessas práticas mas não treina com frequência
por Gabriel Gameiro, em 09/01/2017

Corredores, ciclistas, triatletas ou crossfiteiros; o yoga pode ser uma grande ajuda para a prática do seu esporte! E também para o seu abdome. Se você ainda não sabe tudo o que esta prática pode fazer para os músculos e articulações, nós apoiamos que você experimente esses cinco posições:

Para trabalhar o abdome: Postura do barco (Navasana)

Essa postura exige muito do core, a gravidade e a tensão muscular fazem uma pressão benéfica para os órgãos abdominais. Mas essa posição não é para qualquer um, pessoas que tem pouca flexibilidade ou problemas na lombar podem ter alguma complicação com essa posição.

– Tente manter a lombar côncava para trás
– Mantenha o centro do peito alta e aberta para não aumentar a respiração graças a pressão no peito.
– Escolha a altura e comprimento das pernas, dependendo da sua capacidade de suportar a sua parte inferior das costas.
– Relaxe o pescoço, ombros e mãos e sorria sem tensão

posturas yoga

Foto: Aomm.tv

Para Crossfit: postura da cadeira (Utkatanasana)

A posição da cadeira aumenta o trabalho dos membros inferiores ajudando a desocupar o tronco e a pelve quando a parte superior do corpo está trabalhando, também ajuda a ativar o assoalho pélvico. Em um corpo saudável, um maior esforço nas pernas se reflete em uma diminuição da tensão lombar.

– Sinta a descida enquanto ainda apoia os calcanhares no chão, se joelhos não reclamar tente chegar a 90 graus. Não é um agachamento, queremos sentir o que acontece quando você ativar os músculos das pernas, não treiná-los.
– Mova a pélvis sem se mover, arqueando e chegando a sua parte inferior das costas como você pode.
– Tenha cuidado com a posição das mãos, eles têm de permitir que confortável e ombros estão alinhados.

posturas yoga

Foto: Aomm.tv

Para triatletas: invertida em ângulo lateral (Parivrtta Parsvakonasana)

Essa posição vai te ajudar a alongar os músculos da costela, já que no dia a dia não é um músculo que alongamos muito. Ela pode ser realizada com diferentes posições do braço, mas a versão sugerimos triatletas foca na transição entre duas delas. Entre os nadadores a lesão no maguito é muito comum porque quando o braço sai da água para nadar o crawl, o ombro está muito relaxada e o peito tenso. Essa posição vai fazer com que você faça o peito ter uma maior elasticidade quando o ombro estiver tenso na hora da braçada

– As pernas ficam na posição do guerreiro com o pé dianteiro apontado para frente e o traseiro para o lado

– Apoie sua mão na perna ou no chão, caso você consiga.

– Você abre a outra mão e estica o braço para cima e inclina para frente com o peito mais aberto possivel

– Tente olhar sempre para a mão que esta para cima

posturas yoga

Foto: Aomm.tv

 

Veja também: os benefícios do yoga para corredores

 

Para ciclistas: Postura da águia (Garudasana)

É perfeita para dar um descanso para a zona alta das costas e ajudar a liberar a tensão física e emocional que vai se acumulando. Ajuda a dar flexibilidade e mobilidade aos ombros e braços, algo necessário para os ciclistas. Essa posição ativa muitos músculos ligados ao ombro e braços.

– Os braços se cruzam horizontalmente um em cima do outro, se flexionam na altura dos cotovelos levando as mãos juntas acima do dorso.

– Procura desencostar os cotovelos do corpo e elevar as mãos para intensificar o alongamento

– Deixe os ombros longe das orelhas

posturas yoga

Foto: Aomm.tv

Para corredores: postura do triangulo (Trikonasana)

A postura do triângulo é ideal para fortalecer as pernas e o quadril. Tonifica os ligamentos das pernas, os ombros e a coluna enquanto fortalece os tornozelos. Alarga o torço, ajudando a estimilar os orgãos abdominais, aumentando a flexibilidade na coluna. A abertura do peito favorece a respiração mais profunda.

– Mantenha as pernas ativas
– Prolongue o torso
– Incline o tronco lateralmente
– Apoie um braço no chão ou na perna enquanto aponte o outro para cima

posturas yoga

Foto: Aomm.tv

Texto: Rafa López y Almudena Sánchez

Tradução: Gabriel Gameiro