Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Blogs

8 fatores fundamentais para ir longe nos treinos

Falta de tempo e de informação pode levar a alguns hábitos que prejudicam o desempenho no treinamento e nas atividades do dia a dia

treino de força
Foto: Shutterstock

É desnecessário afirmar que uma vida saudável traz resultados positivos aos treinos, seja qual for o seu objetivo. No entanto, alguns pontos negligenciados podem alterar a sua expectativa em relação aos resultados. Veja os fatores que são fundamentais para que seu desempenho vá sempre além:

1. Sono

Fator mais do que importante para melhorar quando pensamos em atividade física. O sono é dividido em fases, e cada etapa possui um benefício. Dessa forma, um sono tranquilo e reparador é eficaz para estar com mais disposição, energia para o dia, equilibrar os ciclos hormonais e recuperar os músculos.

2. Pré-treino

É imprescindível um lanche equilibrado antes do treino, a fim de fornecer energia para o esforço. Temos em nosso corpo o glicogênio hepático e o muscular. O hepático atua como reserva de glicose para corpo; já o muscular é utilizado como fonte de energia na contração muscular durante o exercício. Sendo assim, treinos precedidos por um lanche equilibrado são sinônimo de disposição e resultados, minimizando sintomas indesejáveis como tontura, mal-estar e enjoos.

treino de força

Foto: Shutterstock

3. Pós-treino

Tão importante quanto o lanche pré-treino, essa refeição repõe os estoques de glicogênio e auxilia no processo de recuperação muscular. Além disso, devolve os antioxidantes que são perdidos por meio do estresse físico durante o treino. Essas substâncias previnem o envelhecimento, fortalecem o sistema imunológico, evitam o aumento do cortisol e possíveis lesões musculares por carência nutricional.

4. Periodização de treinos

O descanso entre os treinos para recuperação muscular completa é altamente recomendável. Para que os músculos entrem em recuperação, deve-se levar em conta os tópicos anteriores.

VEJA TAMBÉM: 5 atitudes diárias para perder peso

15 dicas para ser fitness em 2017

5. Suplementação

É indispensável na prática de atividade física; no entanto, é preciso avaliar a necessidade individual, com acompanhamento periódico de um nutricionista, para que não ocorram super dosagens sobrecarregando as funções renais e hepáticas.

6. Qualidade

Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. Todas as refeições devem estar em equilíbrio de micro e macronutrientes, além de antioxidantes.

7. Quantidade

Não dá para pensar em qualidade sem considerar a quantidade. A qualidade nutricional é garantida pela quantidade, que é ajustada e distribuída nas refeições. Esse porcionamento garante que não ocorra déficit nutricional e que os objetivos da composição corporal sejam mantidos.

8. Harmonia

Após quantificar e qualificar a alimentação, deve-se atentar à harmonia entre os nutrientes. Vitaminas e minerais precisam de sinergia, garantindo melhor biodisponibilidade para a absorção pelo organismo, o que resulta em uma melhora nutricional significativa. A alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa e adequada. Cada pessoa tem necessidades específicas e precisa de quantidades e proporção de nutrientes diferentes para manter as funções vitais e desenvolver suas atividades diárias.

Edvânia Soares é formada em Nutrição pela FISP desde 2004 e pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Cada ajuste é necessário para potencializar os resultados

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Personal trainer dá dicas que ajudam a manter a motivação depois dos treinos, permitindo melhores resultados na academia

Fitness

Treinadora revela os erros mais comuns que as pessoas comentem na academia e fora dela

Fitness

Você já é veterano e percebe que estagnou? Sugerimos 7 métodos para você ficar com o corpo bem definido, forte e progredindo

Fitness

Você já é veterano na academia e percebe que estagnou? Sugerimos 7 métodos para você ficar mais forte, despertando seu corpo e progredindo