Connect with us

O que você está procurando?

Blogs

4 dicas valiosas para quem vai correr em grandes altitudes

Para encarar uma prova em altitudes elevadas e passar longe da “quebra”, alguns cuidados são imprescindíveis. Veja como se adaptar bem às variações altimétricas

Foto: Thinkstock

Texto de Fellipe Savioli, ortopedista e médico do esporte e triatleta amador

Depois de rodar muitos quilômetros no asfalto do “quintal de casa”, o corredor sente a necessidade de novos desafios. Cito aqui um deles, que é o de aventurar-se em provas em locais com altitudes elevadas e difíceis, como La Paz, Cidade do México, Quito e Bogotá.

Corrida na montanha altitudes

Foto: Shutterstock

Com foco nos cuidados para esse tipo de desafio, inicio com um mito bastante comentado, que é a menor concentração de oxigênio em altitudes elevadas. Na verdade, a concentração é exatamente a mesma que a do nível do mar, próxima de 21%. O que ocorre é que a pressão parcial do oxigênio na altitude é menor, diminuindo a saturação de oxigênio nas células vermelhas.

VEJA TAMBÉM: Correr e comer: Conheça as corridas mais saborosas do mundo

Ou seja, ao chegar ao local da prova, você vai perceber o aumento de sua frequência respiratória, o que o deixará mais ofegante. Isso ocorre para tentar compensar a perda da saturação de oxigênio nas células vermelhas. Sua pressão também vai aumentar em repouso, mas as principais alterações você vai sentir durante a corrida: com o mesmo esforço aplicado, sua frequência cardíaca vai aumentar em até 50%!

Ou seja, se você não fizer um período de aclimatação, nada de correr na mesma intensidade em que você realiza seus treinos em altitudes mais baixas. Seu rendimento não será o mesmo. Outro ponto importante: cidades com grandes altitudes geralmente possuem clima frio e seco, favorecendo a desidratação. Portanto, sua ingestão de líquidos (isotônicos e água) deve ser muito bem planejada.

Se você decidiu chegar antes para realizar a aclimatação, algumas dicas preciosas:

Tome seu tempo

Para adaptar-se a uma altitude de 2 300 m, são necessárias duas semanas. A cada aumento de 610 m na altitude, você precisará de mais uma semana.

 

Aumente a ingestão de sulfato ferroso

Seu corpo produzirá mais células vermelhas para poder transportar mais oxigênio. Se você for mulher e estiver no período menstrual, a ingestão deverá ser ainda maior. Se por um lado a sua quantidade de células vermelhas vai aumentar, a sua massa muscular vai diminuir, e isso pode interferir no desempenho durante a prova.

 

Invista nos carboidratos

Faça uma dieta rica em carboidratos e com pouca gordura para evitar dores de cabeça, náusea, fadiga e insônia. Tais desconfortos ocorrem possivelmente devido à diminuição da saturação de oxigênio. Começam entre 4 h e 12 h após a sua chegada e podem durar até uma semana.

 

Use roupas adequadas

Provavelmente você vai fazer sua prova em um clima frio. Esqueça roupas de lã – elas vão ficar úmidas depois de algum tempo. Utilize várias camadas de roupas leves e que consigam conduzir a umidade para a camada superior. A roupa ideal vai diminuir a movimentação de ar entre o tecido e seu corpo, permitindo a saída de vapor de água.

Cada um tem uma resposta diferente à altitude. Fique atento aos sinais do seu corpo e boa prova!

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto