Connect with us

O que você está procurando?

Blogs

Saiba como proteger sua bicicleta de furtos e roubos

Com o aumento da mobilidade urbana e o uso da bicicleta como meio de transporte, os roubos são cada vez mais comuns. Veja as dicas do expert João Magalhães para evitar esse transtorno

Como trocar o carro pela bicicleta
Foto: Shutterstock

Texto de João Magalhães

De acordo com um levantamento de 2015 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, um carro é roubado no Brasil a cada três minutos. Com motos, a história não é diferente. Apenas em São Paulo foram 41.209 casos de roubo e furto no mesmo ano. A popularização das magrelas nas mídias e a melhoria da infraestrutura das cidades com ciclovias e ciclofaixas atraindo mais ciclistas trouxeram também a atenção de outros olhos. O ciclista passou a ser visto como uma presa relativamente fácil. É muito mais simples abordar um ciclista, levar sua bicicleta e escondê-la. E o que estamos vivendo hoje é um boom nos casos de roubo de bicicletas.

Como trocar o carro pela bicicleta

Foto: Shutterstock

Não há uma fórmula para evitar que sua bike seja roubada ou furtada, mas existem algumas medidas e atitudes que podem dificultar uma situação dessas. Veja:

Pedalar sozinho

– Se possível, evite pedalar sozinho. Principalmente se for percorrer longas distâncias, à noite, em percursos desertos ou com os quais você não está familiarizado.

– Se vai pedalar sozinho, tente mapear a sua rota e planejá-la com antecedência.

Se mantenha atento

– Fique atento ao caminho e principalmente a movimentações suspeitas. Já soubemos de casos de roubo de bicicletas em que informantes estrategicamente posicionados em pontes ou passarelas avisavam os assaltantes sobre ciclistas e suas bicicletas.

– Não vacile nem por um segundo: nada de deixar a bike parada na rua, mesmo que na porta de um estabelecimento, por um minuto que seja. Subir em uma bicicleta e sair pedalando é simples demais. Não dê chance ao azar.

VEJA TAMBÉM: 8 fatores fundamentais para ir longe nos treinos

– Se for estacionar a bike em algum lugar, certifique-se de que está com uma boa trava de segurança (uma U-Lock, por exemplo) e presa a alguma estrutura fixa. Procure não deixá-la ali por muito tempo.

– Por fim, se sua bicicleta for de valor elevado, faça um seguro e proteja seu investimento.

Algumas iniciativas têm ajudado pessoas que tiveram suas bicicletas roubadas ou furtadas. O site do Bicicletas Roubadas recentemente ajudou a ciclista paulistana Vanessa Lorenz Stangarlin a recuperar sua bike. Fora tudo isso, é preciso também que os ciclistas se conscientizem para não comprar bikes que apareçam com preços milagrosamente baixos ou peças suspeitas e baratas demais. A comunicação também é uma ótima arma contra o crime: avise os amigos ciclistas, grupos de pedal, mídias sociais e sites/blogs sobre casos de roubo em alguma região. E vá na fé: não deixe de pedalar e não desanime. Não vamos abrir mão da liberdade que a bicicleta nos proporciona!

João Magalhães, Marketing da Shimano Latin America – bike.shimano.com.br

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Advertisement

Você também vai gostar

Esporte

É mais um veículo “aliado” de quem visa o processo de emagrecimento

Treinos

Descubra se esse tipo de aparelho atende as necessidades de quem quer perder peso

Ciclismo

Professor de educação física destaca como o ciclismo pode ser benéfico para a saúde e dá dicas importantes para quem quer começar a pedalar

Ciclismo

Pesquisa internacional mediu a percepção de cidadãos do Brasil e outros 29 países sobre bicicletas; acompanhe a tendência global e comece a pedalar